Cia Teatral Garratifa - Arte que Descobre Vidas










quinta-feira, 28 de maio de 2009

Peça "Charles Spencer Chaplin" encerra temporada em Osasco com sucesso absoluto de público!

Visão Oeste
08 de maio de 2009



Peça premiada retrata vida de Charles Chaplin



Ana Thais Sasso
A atriz Mariana Regina, que interpreta a mãe de Charles Chaplin, prepara-se para entrar em cena

Ana Thais Sasso

Todas as quartas-feiras de maio o Espaço Cultural Grande Otelo, em Osasco, apresenta a peça Charles Spencer Chaplin – A Vida de quem Fez da Vida uma Arte, da Companhia Garratifa, de Carapicuíba.

O espetáculo, que já foi exibido em Carapicuíba, teve três dos sete atores premiados no Festival de Teatro Jundiaí, onde recebeu um prêmio pela pesquisa.

Por apenas R$ 3,00, o espectador pode conhecer aspectos da vida de altos e baixos do ator e diretor Charles Chaplin, retratada por atores mirins, com idades entre 11 e 16 anos. Quem pensa que a pouca idade dos intérpretes pode prejudicar a peça, se surpreende.

Sem falas e cenário, os pequenos conseguem arrancar lágrimas e risos da platéia. Luzes e expressões exageradas remetem o público aos filmes mudos e garantem o entendimento da narrativa. “Quando a gente olha atores mirins, não espera tanto”, diz o diretor Fabiano Garcia, também fundador da companhia.

Sobre a peça ser muda, Fabiano conta que durante as pesquisas começou a se perguntar como contar a vida de Carlitos com falas, já que a maioria das pessoas remete ao personagem de Chaplin e aos filmes mudos ao pensar no ator.

Pesquisa

O roteiro original da companhia contou com pesquisa sobre os cerca de 80 filmes de Chaplin, com apoio do livro Minha autobiografia e do filme Chaplin, do diretor Richard Attenborough.

A peça vem sendo produzida desde 2006 e está em cartaz há dois anos, sempre em Carapicuíba. Este ano, o objetivo da companhia é percorrer São Paulo. “Enquanto tiver aonde ir e público, estaremos nos apresentando”, afirma o diretor.

A loucura de sua mãe, o alcoolismo do pai e a luta de Carlitos contra o nazismo são temas abordados na peça, a terceira de Fabiano Garcia com a Companhia Garratifa. No próximo dia 24, a peça estará em Santana de Parnaíba, e no dia 18 de junho em Barueri.












Nenhum comentário:

Postar um comentário